LADRILHO HIDRÁULICO NA DECORAÇÃO
A origem do ladrilho hidráulico foi como forma de expressão cultural e algumas manifestações religiosas. Esses ladrilhos eram de fabricação artezanal na época do século IV D.C., quando o mundo civilizado era dominado pelo Império Bizantino.
No Brasil, as primeiras fábricas surgiram no final séc. XIX, na capital paulista os italianos ao aprenderem a técnica de fabricação com um cônsul suíço iniciaram a produção de peças em território nacional, oferecendo uma alternativa mais em conta em relação às ofertas importadas.
Os ladrilhos possuem super durabilidade desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante. Eles estão entre os revestimentos mais tradicionais que existem, são reproduzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento.
A versatilidade encontrada nos desenhos são enormes, vários desenhos e cores que é possivel combinar até cinco tons diferentes.
Vantagens = Diversidade nos desenhos e do uso, resistência e adaptação a vários estilos. Tem um design super único na maioria das vezes, além de ser ecologicamente correto por ser produzido sem o uso de energia elétrica, já que a produção dos ladrilhos, por dispensar a queima em fornos, não consome energia, nem emite gases. E o melhor que elas podem resistir até 100 anos de uso
Desvantagens = Por serem feitos artesanalmente, o processo é demorado e possuem um maior valor agregado e podem ter variações entre eles.
E aí gostaram?