GUIA DE ESTILO- GYPSY / BOHO / FOLK
Nessa segunda postagem do GUIA DE ESTILO, vamos trazer uma grande tendência de moda que começou com movimentos culturais e com grandes festivais de músicas.
A moda sempre se inspirou em grandes movimentos históricos para reproduzir novas tendências e estilos. Algumas inspirações são passageiras e outras nem tanto, como é o caso do Gypsy, Boho e Folk que vieram para ficar tanto nas passarelas como na moda urbana.
HISTÓRIA
GYPSY- Na língua inglesa, gypsy significa cigano. Acreditava-se que o povo cigano tinha origem asiática, possivelmente proveniente da Índia, que se espalhou por vários países do continente europeu.
Com inspiração em movimentos culturais e inspiração nos próprios povos ciganos veio esse estilo que conhecemos. Ele foi que deu início a vários outros estilos.
BOHO- A palavra Boho vem de Bohemian, em referência aos boêmios da Europa da década de 20. Na década de 70, um movimento de pessoas que acreditavam na junção entre arte e moda ganhou força no bairro de Soho, em Londres.
O boho é um dos estilos que foi influenciado pelo estilo Gypsy. Esse estilo mistura o hippie chic com o boêmio e elementos étnicos.
FOLK- A palavra é derivada do inglês e significa ”povos”. Era um estilo musical nomeado em meados de 1960, surgiu a partir de um movimento que se difundiu entre os Estados Unidos e o Canadá. Logo depois o estilo musical se difundiu ao mundo da moda, trazendo inspirações que vêm da tradição rural, da música folclórica e rock, com elementos de peças rústicas e artesanais.
PEÇAS CHAVES
GYPSY- Como a inspiração vem dos povos ciganos não podemos deixar faltar: Lenços, saias e vestidos longos, bastante estamparia, muitas cores e muito "balangadãs", abuse das argolas bem grandes, max colares e muita pulseira e anéis.
Além disso eles misturam diversos tipos de tecidos e estampas étnicas por exemplo, aproveite também a tendência do cropped e blusas ombro à ombro, pele a mostra é sempre bem vinda.
BOHO- Estampas florais bem delicadas e leves, chapéus, franjas, peles de animais, kimonos, túnicas e calça boca de sino são alguns elementos que fazem este estilo.
Muitas pessoas confundem o Boho e o Folk, apesar de algumas peças serem usadas em ambas a grande diferença delas é que o Boho é mais delicado e já o Folk é mais rústico e pesado.
FOLK- Com a sua origem no meio rural já da pra imaginar algumas das principais peças né?!
Esse estilo traz bastante itens pesados, cintos de couros largos e com fivelas grandes, botas country, muita franja, tribal e xadrezes são algumas das estampas usadas. Elementos country são sempre bem-vindos em estilo folk.
Claro que você não precisa usar todas as peças desses estilos. Além disso, você pode usar também uma peça de cada estilo e fazer uma boa mistura. O mais importante é você se sentir bem e feliz com o resultado!
E aí gostou?
Te espero no próximo Guia de Estilo ;*